A água é essencial para a vida, mas apenas 3% de toda água do planeta é própria ou acessível para consumo. Cuidar deste recurso natural tão fundamental para nossa existência implica em avaliar sua correlação com a saúde, com o lazer, com o consumo consciente e com as formas de garantir sua qualidade. Com o objetivo de criar campanhas de utilidade pública que incentivem atitudes positivas sobre a água, o projeto Imagens que Transformam utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão.
O primeiro passo são as oficinas de capacitação para professores da rede pública das cidades participantes. Nesta etapa, os professores recebem o Caderno do Professor, um guia técnico sobre a arte da fotografia e campanhas de utilidade pública.
Depois ocorrem as produções artísticas, em que os alunos criam campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos. As produções são inscritas no site do projeto e passam pela etapa de votação popular e da comissão julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade.
As escolas vencedoras ganham o Dia da Imagem, um workshop para os estudantes que reúne técnicas de fotografia e linguagem publicitária aplicadas ao objetivo temático e realizado pelos formadores especializados do projeto.
Os resultados do Dia da Imagem serão expostos em campanhas de utilidade pública profissionais nas mídias locais (outdoors, jornais ou portais digitais). Haverá ainda o registro dos trabalhos dos alunos num e-book exclusivo para cada cidade e em livro Imagens que Transformam editado com todas as campanha.
A iniciativa é realizada pela Flamingo Comunicação e tem o patrocínio do Instituto Aegea, e de suas concessionaras locais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Para conhecer mais detalhes sobre o projeto, acesse: imagensquetransformam.com.br.
Olha só onde minha navegação aleatória me trouxe: direto pro seu post! Até salvei aqui pra não me perder mais tarde. Aguardando a próxima rodada =D