Horizonte, educação e comunicação

PRECISA DE AJUDA? Entre em contato no Whatsapp: (11) 91137-6156
  • QUEM SOMOS
  • PROJETOS
  • PUBLICAÇÕES
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
Novo Rio Pinheiros
terça-feira, 29 março 2022 / Publicado por Notícias, Últimas Notícias

Programa Novo Rio Pinheiros anuncia resultados

O Programa Novo Rio Pinheiros anunciou os resultados das ações de despoluição do Rio, que acontecem desde 2019. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, houve uma melhora importante na oxigenação e na redução da matéria orgânica nas águas.

Dos 13 pontos de monitoramento do Rio Pinheiros, 11 já apresentaram o chamado DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) abaixo de 30 mg/l, quantidade mínima para que a água não tenha odor, melhore a turbidez e permita vida aquática. 

Os pontos que registraram a melhor qualidade estão próximos às pontes Eusébio Matoso e Jaguaré, na Zona Oeste da capital paulista. Em seguida estão os trechos das pontes Cidade Universitária, Nova Morumbi e Socorro. 

Há 3 anos, o governo estadual vem investindo em uma ação de saneamento básico para reduzir o esgoto lançado nos afluentes do Rio Pinheiros. Até o momento, cerca de 554 mil imóveis foram conectados à rede de esgoto, evitando que toda carga orgânica desses locais chegasse ao rio.  

Com isso, as medições de esgoto doméstico que chegam por meio de afluentes ao Rio Pinheiros também tiveram redução de 45 para 26 toneladas/dia.

Ações de limpeza também fazem parte do Programa Novo Rio Pinheiros e já removeram mais de 62 mil toneladas de lixo entre garrafas pet, bicicletas, pneus e plásticos que são jogados nas águas de diversas formas.  Ainda há o trabalho de desassoreamento que já removeu mais 687 mil m³ de sedimentos do fundo do rio.  

Próximos passos

Em nova etapa do Programa Novo Rio Pinheiros estão sendo construídas unidades de recuperação da qualidade das águas que ajudarão a reduzir o esgoto que chega ao rio. Este esgoto vem principalmente de áreas informais e/ou locais onde não há viabilidade para passagem dos coletores de carga orgânica.

Serão cinco Unidades Recuperadoras (URs) instaladas próximo aos córregos: Jaguaré, Pirajussara, Antonico, Cachoeira e Água Espraiada. As obras devem ser concluídas até o segundo semestre de 2022 e irão retirar 1.560 litros de esgoto por segundo. 

  • Tweet
Tags estado, joão dória, poluíção, programa, rio pinheiros, secretaria de infraestrutura e meio ambiente

Leia mais a seguir

Impactos do desmatamento para a saúde
Quais são os impactos do desmatamento para a saúde?
Paraná distribui colmeias de abelhas sem ferrão em parques
reciclagem de latinhas de alumínio
Brasil bate recorde histórico de reciclagem de latinhas

NOTÍCIAS

  • plástico no mar

    Cada brasileiro pode ser responsável por 16kg de plástico no mar por ano

  • Impactos do desmatamento para a saúde

    Quais são os impactos do desmatamento para a saúde?

  • criação de soja no pantanal

    Expansão do cultivo de soja ameaça biodiversidade do Pantanal

  • despoluir rio tiete

    Jovens brasileiros ganham prêmio mundial por projeto para despoluir rio Tietê

  • Ararinha-azul volta aos céus da caatinga, depois de 22 anos

ARQUIVOS

  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021

CATEGORIAS

  • Notícias
  • Últimas Notícias

NEWSLETTER - Cadastre-se e receba notícias no seu e-mail

    © 2022 Todos direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo. Crédito de Imagens. Desenvolvido por Periscope Consulting.

    © 2022 Todos direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo. Crédito de Imagens. Desenvolvido por Periscope Consulting.

    TOPO