Horizonte, educação e comunicação

PRECISA DE AJUDA? Entre em contato no Whatsapp: (11) 97839-6612
  • QUEM SOMOS
  • PROJETOS
  • PUBLICAÇÕES
  • NOTÍCIAS
  • CONTATO
projeto de lei para agricultura familiar agroecológica
terça-feira, 26 setembro 2023 / Published in Notícias

Incentivo à agricultura familiar agroecológica é aprovado na Alesp

Um projeto de lei que visa apoiar a implantação de sistemas de produção agroecológica e orgânica por parte dos agricultores familiares do estado de São Paulo foi aprovado na Alesp. A proposta é incentivar a agricultura familiar agroecológica “socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável”, que priorize o cultivo de alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, promova o uso saudável dos recursos naturais, como o solo e água, e sem uso de agrotóxicos.

De acordo com o deputado estadual Simão Pedro, que apresentou o PL ainda em 2012, a legislação veio para suprir a falta de controle sobre o uso abusivo de agrotóxicos na agricultura do estado de São Paulo. Além disso, outra constatação motivou a proposta: a falta de um programa de apoio aos “agricultores que buscavam produzir alimentos com base em uma agricultura sem venenos”.

A proposta do parlamentar sugere 14 instrumentos a serem implementados para criar políticas voltadas ao incentivo de sistemas de produção agroecológica e orgânica. A prestação de assistência técnica; o apoio à realização de feiras de alimentos agroecológicos assim como a promoção de eventos sobre agroecologia; o fortalecimento de mercado de venda direta e indireta; o consumo de produtos agroecológicos pelos beneficiários de programas sociais e de alimentação escolar; além da criação de incentivos financeiros, estão entre as propostas do projeto de lei 385/2012.

Além de incentivar a agricultura familiar brasileira, que é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno, o objetivo da nova lei é preservar o meio ambiente e a saúde da população. O próximo passo será o PL ser sancionado ou vetado pelo governador. “Vamos trabalhar para que seja sancionado e depois regulamentado pelo governo”, afirma Simão Pedro.

Agrotóxicos no Brasil

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, além de ser o segundo maior comprador de agrotóxicos fabricados em solo europeu – ainda que os mesmos produtos sejam proibidos para uso na União Europeia e Inglaterra.

Atualmente, as leis são tão frágeis que a contaminação da água brasileira por glifosato é até cinco mil vezes superior ao máximo do que é permitido na água potável dos países da União Europeia.

  • Tweet
Tagged under: agricultura familiar, agroecologia, lei, orgânico

What you can read next

plástico no mar
Cada brasileiro pode ser responsável por 16kg de plástico no mar por ano
Projeto Arte do Jornalismo em São Paulo
Alunos de escolas públicas de São Paulo participam de workshops gratuitos sobre Design
Caverna utilizada como abrigo por preguiças gigantes pré-históricas, há cerca de 10 mil anos, está preservada em Minas Gerais

NOTÍCIAS

  • Projeto Arte do Jornalismo em São Paulo

    Alunos de escolas públicas de São Paulo participam de workshops gratuitos sobre Design

  • experimento arvores antigas

    O gigantesco experimento com árvores antigas que renova esperança no combate às mudanças climáticas

  • lençois maranhenses

    Lençóis Maranhenses são reconhecidos como Patrimônio Natural da Humanidade

  • arvores gingantes da amazônia

    Santuário de árvores gigantes é revelado na Amazônia

  • tráfico selvagens

    Tráfico afeta mais de 4.000 espécies selvagens no mundo

ARQUIVOS

  • novembro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021

CATEGORIAS

  • Notícias
  • Últimas Notícias
  • Uncategorized

NEWSLETTER - Cadastre-se e receba notícias no seu e-mail

    ©Todos direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo. Crédito de Imagens. Desenvolvido por Periscope Consulting.

    ©Todos direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo. Crédito de Imagens. Desenvolvido por Periscope Consulting.

    TOP
    Pular para o conteúdo
    Barra de Ferramentas Aberta Ferramentas de Acessibilidade

    Ferramentas de Acessibilidade

    • Aumentar o TextoAumentar o Texto
    • Diminuir o TextoDiminuir o Texto
    • Escala de CinzaEscala de Cinza
    • Alto ContrasteAlto Contraste
    • Contraste NegativoContraste Negativo
    • Luz de Cor de FundoLuz de Cor de Fundo
    • Links SublinhadosLinks Sublinhados
    • Fonte LegívelFonte Legível
    • Reiniciar Reiniciar