O Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas foi instituído no dia 2 de dezembro de 2011, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de realizar ações que reduzam o impacto das mudanças climáticas, a data também é um alerta principalmente para líderes mundiais.
Dentre os problemas identificados nessas últimas décadas, a poluição atmosférica é um fator essencial. A influência de gases poluentes, vapores de ácidos, poeira, fuligem, fumaça, causam diversos danos que acometem severamente a saúde, não apenas dos seres humanos, como em qualquer organismo vivo. Porém, as mudanças do clima, recorrentemente associadas com excesso de CO2, são relacionadas como um dos maiores problemas atuais do planeta, sendo a força motriz causadora de diversas mudanças nos padrões naturais que observamos.
Por isso, é preciso ser um marco para definição de estratégias, mobilização dos atores responsáveis por essa conscientização e ações de adaptações diante das emergências climáticas, destinadas a todas as esferas da sociedade, englobando também o quesito vulnerabilidade social, como por exemplo o aumento da frequência de chuvas com maior intensidade, alagamentos.
As consequências que este aumento ocasiona em cada setor da vida humana, passa desde um mero desconforto térmico frequente, a uma emergência humanitária, a exemplo, os grandes êxodos de áreas semiáridas. No Nordeste Brasileiro, percebemos a recorrência de eventos de chuvas intensas, quebra de recordes de temperaturas, modificação do regime pluviométrico, o qual leva a modificação no ciclo hidrológico e agrícolas. Os efeitos adversos impactam fortemente os setores socioeconômicos em qualquer lugar, sendo os países com menos recursos, mais impactados, visto a menor capacidade de proteger frente às mudanças ambientais.
A conscientização de que a problemática relacionada ao clima depende de ações locais, em que cada indivíduo pode contribuir com a mitigação dos efeitos climáticos, é o primeiro passo para minimizar e até mitigar os efeitos negativos que as mudanças do clima vêm causando. Portanto, ao celebrar o dia 16 de março, celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, devemos lembrar que o conjunto de pequenas ações é o que irá mover o planeta em direção à sustentabilidade.