A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade.
Localizado no noroeste do Maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a maior duna da América do Sul. Com 155 mil hectares, o Cerrado é o bioma dominante, mas há fortes influências da Caatinga e da Amazônia que conquistam turistas.
Para dar a declaração, a Unesco avaliou a beleza natural, limites, plano de manejo do parque e a proteção da área. “O Brasil é um país rico em belezas naturais e este reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como Patrimônio Mundial, aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo”, disse Celso Sabino, ministro do Turismo.
Os Lençóis Maranhenses têm ganhado cada vez mais destaque. Foi possível verificar isso no começo do ano, por exemplo, quando um estudo da empresa Bounce, que analisou os principais parques ao redor do mundo por meio das redes sociais e pesquisa, considerou o local como o segundo mais bonito do mundo. Agora, o reconhecimento de Patrimônio Natural da Humanidade traz ainda mais atenção à preservação da biodiversidade regional.
No Brasil, outros sete locais fazem parte da lista de Patrimônio Natural da Humanidade, sendo eles: o Pantanal, a Amazônia Central, a Costa do Descobrimento, o completo Ilhas Atlânticas, o Parque Nacional do Iguaçu, Vale do Ribeira e o complexo Chapada dos Veadeiros.
A exuberância da cultura Maranhense
Além dos Lençóis, agora reconhecidos mundialmente, a cultura maranhense como um todo é repleta de belezas e encantos.
A capital, São Luís, o Centro Histórico é repleto de casarios coloniais, sobrados de azulejos, fontes, igrejas, lampiões… São Luís foi a única cidade brasileira fundada por franceses, súditos de Maria de Médicis e Luis XII. No Centro Histórico encontram-se mais de 3.500 edificações de relevante interesse histórico-arquitetônico, inserida numa área urbana de grande patrimônio ambiental e você pode conhecer toda a história de sua arquitetura e fundação no livro Centro Histórico de São Luís, Maranhão. Projeto editorial da Horizonte, que pode ser conferido clicando aqui.
Outro síimbolo da cultura maranhense são as embarcações. O livro Embarcações do Maranhão busca recuperar as técnicas construtivas tradicionais dos velhos carpinteiros navais. Além de mostrar a história dos operários, com toda a sua história de vida e dificuldades de sobrevivência. Para saber mais sobre esta obra, clique aqui.